Monday, July 25, 2005

A ABDUÇÃO NA FICÇÃO CIENTÍFICA

por Renato Azevedo

A ficção científica e fantasia, em seu conceito mais amplo, sempre se caracterizou por levar o leitor ou espectador a estranhos e maravilhosos mundos, com a finalidade de proporcionar-nos uma visão mais abrangente de nosso próprio mundo. Esse gênero importantíssimo se destaca, por ser o que mais profundamente penetra na alma humana, seus medos, sonhos, terrores e esperanças.
Sendo assim, em inúmeras obras, em todas as mídias, há lugar para situações angustiantes, compondo o pano de fundo das histórias. E a abdução, que na Ufologia é o aspecto mais polêmico e controverso, frequentemente encontra lugar na produção artística.
Será que o dragão, que prende a mocinha na torre de algum castelo sombrio, a espera de sua salvação pelo cavaleiro nos antigos romances medievais, não está sendo o autor de uma abdução?
O tema específico, sequestro por criaturas extraterrestres, começou a ser discutido nos antigos filmes de invasões, mais especificamente as produções B dos anos 50. Em quase todas, monstros tenebrosos raptavam alguma pobre vítima para suas experiências, e muitos céticos de hoje argumentam que essas imagens inspiraram a maior parte, senão a totalidade, dos atuais relatos de abdução.
Impossível não citar o brilhante Contatos Imediatos do Terceiro Grau, de 1977, que começa precisamente com o achado dos aviões do famoso Vôo 19, que desapareceu na região conhecida como Triângulo das Bermudas em 1945. Vários veículos que também sumiram naquela região começam a reaparecer ao redor do mundo, mostrando as autoridades que algo muito sério está acontecendo. O brilhantismo da produção, e sua mensagem pacifista, fazem do filme um marco do cinema.
Mais recentemente, o seriado Dark Skies, infelizmente cancelado depois de poucos episódios, mostrava, em plenos anos 60, os esforços de um assessor parlamentar na investigação do grupo conhecido como Majestic 12. Seu nome era John Loengard, e ele acabou descobrindo que a maior parte da História humana do século vinte era uma mentira, a fim de ocultar a tentativa de domínio global por parte de uma raça alienígena.
Esta teria sido responsável por inúmeras tragédias, entre as quais o assassinato do presidente John Kennedy, motivado no universo do seriado por sua vontade de expor a conspiração do MJ 12 e os alienígenas, e o incidente que serviu como estopim para a Guerra do Vietnã. Mais tarde, descobria-se que os extraterrestres, criados pelos produtores como uma derivação do clássico tipo alfa-cinzento, eram na verdade marionetes de uma outra raça, de parasitas que os controlavam. Chamados gânglios, as abduções no seriado destinavam-se a implantar esse gânglio em humanos, a fim de passarem a servir os invasores.
Ainda mais recentemente, a minissérie Taken, do mesmo Steven Spielberg responsável por Contatos Imediatos, trouxe o tema das abduções alienígenas de volta a televisão. A história começa durante a Segunda Guerra Mundial, passa por Roswell até os dias atuais, envolvendo várias famílias que são abduzidas em série, seguindo as mais recentes descobertas dos pesquisadores ufológicos. Aqui no Brasil, ainda aguardamos que algum canal, da tv aberta ou por assinatura, nos traga essa excepcional produção.
Nenhuma obra se aprofundou mais no tema, entretanto, do que Arquivo-X. De 1993, data de sua estréia nos Estados Unidos, até 2002, quando sua nona temporada marcou na tv por assinatura brasileira seu final, o programa acompanhava as aventuras de dois agentes do FBI, Fox Mulder e Dana Scully, em investigações sobre fenômenos inexplicáveis.
No episódio piloto, o casal vai até uma pequena cidade no interior, onde jovens estão desaparecendo ou sendo mortos. Mulder, diante das circunstâncias, suspeita de envolvimento alienígena, mas sua parceira Scully, sempre cética, prefere acreditar em explicações ditas racionais.
A primeira pista que encontram é um cadáver estranho, muito pequeno e distinto para ser humano, de onde retiram um objeto feito de metal desconhecido. Como no meio ufológico, entretanto, suas investigações são obstruídas. Já entrou para a História da ficção científica a cena final, o personagem mais tarde conhecido como Canceroso, ocultando em um grande complexo de arquivos no Pentágono o implante entregue por Scully.
Já no quarto episódio, Elo de Ligação, mais uma vez o tema é abdução. Os agentes investigam uma garota desaparecida, e descobrem que sua mãe também fora abduzida anos antes. Alguma estranha influência houve também em seu irmão, que começa a captar transmissões em código binário. Mais tarde, quando encontrada, a garota mostra sinais que podem ser associados a prolongada falta de gravidade.
Uma prova assim é encontrada em pouquíssimos casos da casuística, como no caso Villas Boas, em que o abduzido mostrou sinais de exposição a radiação. Voltando a ficção, é precisamente nesse episódio que descobrimos a abdução de Samantha, irmã de Mulder, quando eles eram crianças, e foi esse o motivo que o fez se tornar agente do FBI.
A mitologia do seriado sempre envolveu abduções, alienígenas e conspirações, intercalando tais episódios com os chamados “monstros da semana”, em que os agentes enfrentavam mutantes, monstros ou alguma aberração. Ao longo das primeiras cinco temporadas, a mitologia foi sendo ampliada e aperfeiçoada. A abdução de Scully na segunda temporada foi motivada pela gravidez de sua intérprete, a atriz Gillian Anderson, que abriu incríveis possibilidades. Descobriu-se depois que a agente trazia um implante no pescoço, e sua remoção ocasionou-lhe câncer. O Canceroso, sempre fazendo seu jogo duplo, acabou auxiliando Mulder a obter outro implante, que proporcionou a cura de sua parceira.
Ao final da primeira temporada, é apresentado um projeto de introduzir DNA alienígena em humanos, ainda com finalidade desconhecida, e que remonta a 1947 e ao Caso Roswell. Essa aterradora descoberta uniu-se a outra dessa temporada de estréia, de que o governo americano fazia experiências com aeronaves, utilizando a tecnologia das naves extraterrestres caídas em seu território.
Na segunda temporada, no episódio A Colônia, é apresentada uma tentativa do estabelecimento de uma colônia alienígena na Terra. Na fantástica trilogia do final da segunda e começo da terceira temporadas, Anasazi, Caminho da Cura e Operação Clipe de Papel, uma das preferidas entre os fãs, ficamos sabendo que o projeto de criação de um híbrido começou ainda com os nazistas na Segunda Guerra Mundial.
Na quarta temporada, ficamos conhecendo uma vacina russa, para um estranho vírus em forma de óleo negro, que apareceu pela primeira vez no ano anterior. Finalmente, na quinta temporada foi insinuado algo que só foi revelado com mais detalhes no filme Resista ao Futuro, e na sexta temporada: o óleo negro é a própria essência dos alienígenas. No seriado, ele sempre fora um meio de controle, mas no filme, é mostrado como uma variedade do mesmo faz crescer no hospedeiro humano uma nova criatura, consumindo-o no processo. Também é explicado que os alienígenas foram os habitantes originais da Terra, há milhões de anos. O grande projeto destinava-se a produzir uma raça escrava de híbridos, que serviriam aos colonizadores quando estes se apossassem do planeta.
Os conspiradores fingiam colaborar com os extraterrestres, enquanto secretamente desenvolviam uma vacina contra o óleo negro. Na sexta temporada, finalmente, quase todos os conspiradores foram mortos por uma raça de rebeldes alienígenas. Ao final desse ano, a mitologia começou a passar por modificações radicais. Uma nave, encontrada em uma praia na Costa do Marfim, trazia em seu casco caracteres que, decifrados, revelaram-se como trechos das escrituras das maiores religiões do mundo. Na sétima temporada, tivemos a resolução do caso da irmã de Mulder, que acabou desagradando a boa parte dos fãs, e a mesma encerrou-se com a abdução de Mulder e a descoberta da inesperada gravidez de Scully.
O agente só voltaria no meio da oitava temporada, pois o ator David Duchovny, intérprete de Mulder, desejava alavancar sua carreira no cinema. Esse retorno se deu em meio a mais uma reviravolta na mitologia, que desde o ano anterior revelava-se cada vez mais confusa, e contraditória em relação ao exposto anteriormente. Entravam em cena os supersoldados, aparentemente humanos mas indestrutíveis, resultado de um novo vírus alienígena (ou de uma divisão no antigo projeto, de acordo com o insinuado em alguns episódios). Mulder foi salvo desse mesmo vírus, auxiliando os novos agentes John Dogget e Monica Reyes, enquanto Scully levava a cabo sua gravidez. Seu filho, William, foi revelado como uma criança milagrosa, temida pelos alienígenas, um possível líder da futura resistência a colonização.
Duchovny ausentou-se da nona temporada, que transcorreu enfocando a busca dos agentes pelas respostas com relação aos supersoldados. Finalmente, o episódio de encerramento trouxe a volta de Mulder e o exame de toda a mitologia da série, e pretende-se que um novo filme chegue aos cinemas por volta de 2005.
Arquivo-X enfocou inúmeras facetas do fenômeno UFO, abduções, lapsos de tempo, quedas de ovnis, fraudes, falsos gurus, ufolatria, síndrome do abduzido, acobertamento militar e governamental, intervenção alienígena... É óbvia a relação da mitologia do seriado, com as obras de autores norte-americanos como John Mack e outros.
E, com as idas e vindas de sua mitologia, frequentemente as perguntas que o seriado inspirava eram as mesmas que a Ufologia se faz. De qualquer forma, a abdução, utilizada como pano de fundo nesse seriado já clássico, produziu um sucesso raras vezes visto, elevando os atores, produtores e roteiristas a condição de ídolos, e Arquivo-X a de seriado cultuado em todo o mundo.
O que significa a abdução? Uma conspiração contra a raça humana? Uma trama de horrendas facetas que leva a nossa inevitável ruína, como mostrado no show? É interessante lembrar, entretanto, que nós mesmos “abduzimos” certas espécies, como por exemplo, aves migratórias, submetendo-as a testes, e dando-lhes “implantes”, anéis de controle nas patas. E isso, com o objetivo final de entender essas espécies, seu comportamento, a fim de impedir sua extinção.
Como tantos mistérios no Universo, talvez o que esteja nos sendo mostrado, é que certos fenômenos estão ainda além da compreensão humana.
A ficção científica, desse modo, utiliza-se do fenômeno da abdução para compor suas histórias, sempre, em meio ao clima de mistério e algumas vezes terror, levando a discussão dos maiores temas, aqueles ligados a nosso íntimo, como quem somos, de onde viemos, e para onde vamos.

Renato A. Azevedo, 15 de outubro de 2003
Colunista da revista Scifi News, www.scifinews.com.br
Autor de Contato em Methárion e sequências, www.hotbook.com.br

6 Comments:

Blogger haroldnelson7603 said...

i thought your blog was cool and i think you may like this cool Website. now just Click Here

11:36 AM  
Blogger kevinalexander6743409690 said...

I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. So please Click Here To Read My Blog

http://pennystockinvestment.blogspot.com

7:22 PM  
Blogger Rynaldo Papoy said...

Olá, amigos, estou lendo o meu romance "Alpha Centauri", de ficção
científica, através de podcast.

Dêem um passada lá.

http://alphacentauri.castpost.com

Abraço,

Rynaldo Papoy

11:10 PM  
Blogger NicoleW said...

Hi, a nice blog you have here... You will surely get an bookmark :) Fleshlight

7:53 PM  
Blogger your said...

Bare Foot Maniacs BareFootManiacs Big League Facials BigLeagueFacials Big Tit Patrol BigTitPatrol Blind Date Bangers BlindDateBangers Bus Stop Whores BusStopWhores Casting Couch Teens CastingCouchTeens Coeds Need Cash CoedsNeedCash Giants Black Meat White Treat GiantsBlackMeatWhiteTreat Hentai Playground HentaiPlayground I Spy Camel Toe ISpyCamelToe Mr Chews Asian Beaver MrChewsAsianBeaver Please Bang My Wife PleaseBangMyWife Pump That Ass PumpThatAss Roger Celeb RogerCeleb See Her Squirt SeeHerSquirt Teeny Bopper Club TeenyBopperClub The Big Swallow TheBigSwallow Threesomes Threesomes Tinys Black Adventures TinysBlackAdventures Tongues And Toys TonguesAndToys XXX Proposal XXXProposal

12:23 AM  
Blogger leanordprehiem4188278137 said...

Get any Desired College Degree, In less then 2 weeks.

Call this number now 24 hours a day 7 days a week (413) 208-3069

Get these Degrees NOW!!!

"BA", "BSc", "MA", "MSc", "MBA", "PHD",

Get everything within 2 weeks.
100% verifiable, this is a real deal

Act now you owe it to your future.

(413) 208-3069 call now 24 hours a day, 7 days a week.

7:10 AM  

Post a Comment

<< Home